15 novembro 2005

Costa da Caparica


É o meu passeio domingueiro desde que vivo aqui, na margem sul. Todos os domingos de manhã, e sem excepção, vou a Costa da Caparica. Adoro o mar e é muito importante para mim ve-lo, pelo menos, uma vez por semana. Reflito sobre actos passados e encontro-me a mim mesma.
Mas...
A Costa podia muito bem ser o ex-lybris da margem sul mas não é mais do que a fina flôr do entulho, o reflexo de um país triste com um estado de políticas débeis e autarquias prepotentes que nada fazem para melhorar a sua cidade.
Poderia falar do combate de wrestling comunistas vs sociais-democratas mas isso era político de mais para um tão humilde blog. A verdade é que depois de tantas batalhas políticas travadas, a Costa da Caparica continua, agora uma cidade, degrada e muito pouco parecida com uma atracção turística.
O problema da Costa não é tão linear como possa parecer à primeira vista. Os terrenos desta terra piscatória estão divididos em tão opostos poderes como estado-câmara-particulares-militares e outros tantos que ninguém sabe muito bem a quem pertecem. A Junta de Freguesia debate-se (ou não) por uma Costa melhor, a Câmara Municipal “torce o nariz” porque a junta não é da mesma cor. Os campistas não qurem sair, os charnequenses não os querem na Mata dos Medos, e o bemdito programa Pólis que não há meio de haverem resultados visiveis, exceptuando a imensa pedreira que se encontra mesmo em frente à praia.
Politiquices à parte, a verdade é que aquilo que podia ser algo de muito bonito e de interesse turistico não é mais do que uma terra em obras onde os poderes lutam entre si sem resultados positivos para a população que por lá vive.
E, mesmo eu que não sou de lá, enerva-me profundamente passear pelo pontão e te-lo dividido com grades, qual muro de berlim, ficando os bares e restaurantes dum lado e a praia do outro. O comércio é pobre e de pouca qualidade, os bares resumem-se a esplanadas que no Inverno tornam-se muito pouco convidativas e, às tantas, damos connosco a ponderar as razões de ir à Costa.
Pouco me interessa a mim saber de quem a culpa da Costa da Caparica estar degrada como está, mas acho que é urgente fazer qualquer coisa para salvar aquela terra que em tempos era a joia da margem sul.

7 comentários:

Prometeu disse...

A Caparica é só mais um exemplo do inenarrável urbanismo litoral à portuguesa. Eu, que gosto de ir surfar a São João da Caparica, posso citar a Cova do Vapor como um exemplo paradigmático. Anyway, bem vinda de volta :)

Prometeu disse...

Infelizmente o tempo escasseia, e cada minuto é fugidio e irrepetível como uma gota de água. Mas tenho sempre uns segundos para espreitar as tuas inspiradas bloguices :)
Beijos

Anónimo disse...

são das melhores praias do país e se toda a região tivesse um aproveitamento digno das potencialidades que oferece poderia facilmente tornar-se num dos principais centros de atração turistica veraneante do país... mas com apenas um hotel e um onda parque destruido á porta da cidade alem de todos os problemas que evidenciaste será dificil elevar a costa da caparica a seja o que for... ora entao um grande bem haja

Anónimo disse...

cara alina que incrédula estavas no meu humilde blog... o meu espaço nunca teve como objectivo falar seriamente de temas importantes da sociedade, por exemplo quando eu digo que as mulheres que querem igualdade de direitos vao ter de se haver com a claque do vitoria de guimaraes era uma sátira... por muito que eu goste de ler comentarios exaltados que levam a serio as barbaridades que escrevo, tens de saber distinguir o que é sério do que não é, por isso chill out, don't stresse, bebe um chá e ouve bethoven ;) vá porta-te bem miuda e se por acaso leres o meu texto anterior, aviso desde já que o hitler nao é mesmo metalurgico nem vive no feijó... ora entao um grande bem haja

Anónimo disse...

apenas um hotel? 1 de 4 estrelas, outro de 3 estrelas, mais as residenciais que sao umas 3! eu sou uma habitante da costa da caparica e custa a mim muito mais ver o k estao a fazer ás "minhas" praias, que como ja foi e muito bem dito são as melhores praias deste país sim sinhor, dizem que é para ajudar mas nao vejo como já que a posiçao das rochas só vai ajudar a que o mar suba cada vez mais... é uma pena a menina da camera de almada so fazer pelos Almadenses... a "minha" Costa poderia ser mesmo uma grande referencia a nível turistico...mas pra quem vive nela sabemos que a pouco e pouco essa referencia vai chegando dado aos turistas (portugueses e estrangeiros,e nao estou a falar dos estrangeiros brasileiros e monhés) que acolhemos! temos praias e uma localização favoravel, a 2 passos da capital!! A "minha", a "nossa" Costa ha-de chegar onde mereçe com a ajuda dos filhos desta terra e de quem acreditar nela! Bons textos,bons passeios domingueiros e viva a liberdade de expressao

Purpurina Cor de Rosa disse...

Beethoven, queria-te agradecer o comment do artg. "A vacuidade da nossa existencia" mas não consigo entrar no teu blog.
De facto, o que tu escreveste faz todo o sentido. Completa, talvez, o que escrevi.
Obrigada

Anónimo disse...

Bem eu tenho a dizer primeiro q fico mt contente pelas palavras bonitas q disseste sobre a minha linda terrinha, acrescento q acho q já teclei contigo pelo messenger... mas já lá vai imenso tempo. Não fazia ideia q fosse uma poetisa deste gabarito... wise words... Beijokas e caso fiques curiosa, pedro_paprika@msn.com
Beijokas e continua q o Blog está bem agradável
Ass. Pedro Nogueira